Artes Visuais – Percurso de Artes Gráficas

O percurso consiste numa introdução às Artes Gráficas, com ênfase no desenho e na pintura. Discute-se os elementos da linguagem visual, os materiais diversos e suas aplicações, trazendo ainda referências para atuação artística profissional. Como proposta de projeto final os alunos participam da realização de uma exposição coletiva.

Navegações estéticas, com Sabyne Cavalcanti (18h/a)
Período: de 26 a 29 de março, das 14h30 às 17h30
Desenho (30 h/a), com Cecília Andrade – período 2 a 18/ABR

Estimula, por meio de estudos à mão livre e discussão dos elementos da linguagem visual, a descoberta e o desenvolvimento do próprio traço, de modo utilizar o desenho em projetos de criação artística.

 

Pintura (30h/a), com Lui Duarte – período 22/ABR a 10/MAI

Apresenta, discute e exercita os conceitos e técnicas da pintura à mão livre, enfatizando as técnicas de lápis de cor, guache e aquarela na representação de objetos, paisagens etc.

 

Áreas de atuação e prática de exposição (30h/a), com Lui Duarte e Cecília Andrade – período 13 a 17/MAI

Encontros com artistas e ilustradores, visitas a ateliês, editoras, exposições etc. para conhecer processos criativos e áreas de atuação.

Desenho Digital (30h/a), com Anna Mancini (Manzanna) – período 20/MAI a 6/JUN

Propõe a prática do desenho digital em diálogo com o desenho à mão livre, explorando as possibilidades das ferramentas de traço, textura e composição (brushes, layers, filtros e máscaras) do esboço à arte final. Apresenta noções básicas de criação e finalização de arquivos para diferentes mídias impressas e digitais.

 

Pintura Digital (30h/a), com Otávio Rodrigues – período 10 a 28/JUN

Noções básicas de pintura utilizando camadas (layers) e ferramentas específicas para pinceladas e texturas (brushes), corte e colagens (Magic wand, lasso, etc),reconstrução de imagens (clone stamp, eraser) e tratamento de imagens utilizando brilhos e contrastes.

Áreas de atuação e prática de exposição II (30h/a), com Manzanna e Otávio Rodrigues – 1 a 6/JUL

Conversa com artistas que estejam em diálogo com os projetos desenvolvidos ao longo
do percurso para pensar a concepção e realização de uma exposição coletiva que
será o Rotas de Criação (momento de avaliação e diálogo com o público)

 

Pré-requisitos:
– Gostar de desenhar e pintar
– Idade acima de 16 anos
– Ensino fundamental completo

 

Público alvo:
– Estudantes de arte, artistas e interessados em geral, de acordo com os pré-requisitos.

 

Processo seletivo:
Segunda etapa/entrevista: 21/03, 15h, auditório

 

Divulgação do resultado no site da escola:
primeira etapa: 18/03
segunda etapa: 21/03

 

Matrícula: 22/03

 

Sabyne Cavalcanti – Artista cearense, formada em Artes Visuais pela UniversidadeGama Filho. Participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Desenvolveu residência artística na Kunsthojskolen – Thorstedlund, na Dinamarca. Fez parte do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes com o projeto Corpo Móvel.

 

Cecília Andrade – Artista visual, designer, arquiteta e urbanista. É mestre em Artes pelo PPGArtes da UFC na linha de pesquisa Arte e processo de criação: Poéticas contemporâneas com bolsa pela Funcap e fez parte do Laboratório de Artes Visuais no Porto Iracema das Artes em 2017. Foi professora na área de Representação e Expressão da Forma no Depto. de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC.

Lui Duarte – Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes/UFRJ. Foi membro do coletivo MONSTRA, onde produziu trabalhos que versam sobre a História da Arte e Design, acrescentando alguma discussão e humor, dialogando com as mitologias da Cultura Pop. Professor de Desenho e Artes em Cursos Livres, Escolas e Institutos.

Anna Mancini – (Manzanna) é artista e designer mineira. Atua em diversas linguagens, incluindo ilustração, quadrinhos e tatuagem. Seu trabalho integrou exposições, publicações independentes e eventos pelo Brasil. Participou do coletivo Comics Workbook Roller Derby of the Mind. Vive em Fortaleza.

Otávio Rodrigues – Ilustrador e designer. Começou trabalhando por alguns anos desenvolvendo websites e multimídias, seguiu trabalhando como arte finalista em agências de publicidade. Depois, como diretor de arte em diversas agências de publicidade, elaborando campanhas regionais e nacionais. Como freelancer, trabalhou como design gráfico, produzindo materiais de identidade visual e, ainda como freelancer hoje, ilustra para diversas mídias em que já tem trabalhos nacionais e internacionais.

 

fechado

Detalhes

Você precisa estar logado no sistema para poder se inscrever neste curso.

Entrar no Sistema

Ainda não tem cadastro? Crie seu usuário.

Cadastre-se Agora